ORLANDO

Planejar ViagemQuais Roteiros Fazer

Qual a melhor época para ir para Disney?

14 Mins de leitura
melhor época para ir para disney

Uma viagem na melhor época para ir para Disney pode fazer toda a diferença. Afinal, parques lotados, clima muito chuvoso, filas gigantescas… são coisas que ninguém quer nas férias, né? 🤦🏾‍♂️

Em alta temporada é mais difícil aproveitar os parques, porque eles ficam bem cheios, o tempo de espera para as atrações pode até dobrar e achar um lugar para assistir os shows e paradas demora mais.

Eu mesmo quase cometi esse erro. Marquei uma viagem e depois percebi que era na época do spring break, as férias americanas. Imagina o caos?

Felizmente eu reparei a tempo e acabei adiando, mas se eu tivesse ido, era garantia de parques lotados e alguns perrengues.

Cada mês é diferente na Disney, então a época da sua viagem faz MUITA diferença e pode ser uma vantagem ou desvantagem. A Disney é sempre mágica, mas quem não gosta de parques vazios, né?

Por isso eu preparei esse post falando dos parques mês a mês para você aproveitar o passeio da melhor maneira, sem passar por stress. Vem comigo! 😉


🎇 Janeiro

Janeiro é um mês meio complicado para visitar os parques. Logo no início, tem o ano novo, quando os parques chegam a atingir lotação máxima. 

Um lado bom é que dá para ver as decorações de natal e tirar fotos com os personagens ainda vestindo roupas especiais nessas primeiras semanas! 🎅

Todo ano, em janeiro, começa a temporada de maratonas da Disney. Então se quiser correr, é uma boa. Mas se não, saiba que os parques ficam um pouco mais cheios por conta delas. 

No fim do mês, começa o Festival of the Arts no Epcot, um evento muito legal e que acontece todo ano.

Além disso, nem todos os parques aquáticos estão abertos, então se quer passar por eles, melhor escolher outro período.

É um mês mais tranquilo que dezembro, com certeza. Então se só tiver essas opções por causa das férias, melhor escolher janeiro.

✓ Lotação

Com certeza é um mês com lotação alta, por causa das festas de fim de ano e porque tem muitas crianças de férias nessa época.

A maratona não é um problema tão grande assim em questão de lotação, mas para a corrida acontecer, algumas partes dos parques são reservadas para os atletas.


As atrações funcionam normalmente, mas o caminho para elas pode ser mudado, o que atrapalha um pouco. Mas não é nada demais, até porque no meio da tarde já volta tudo ao normal.

No fim do mês, os finais de semana de abertura do Festival of the Arts podem deixar o Epcot BEM cheio. Dá para contornar isso mudando a visita para um dia no meio da semana mesmo.

Num geral, janeiro é um mês de parques bem cheios e filas grandes. Se puder, evite. Mas se não der, ainda assim dá pra aproveitar muito!

✓ Clima

Faz frio em Orlando, viu? Não pense que é um lugar quente o tempo todo e que não vai precisar de casacos. 

Eu já passei muito frio nos parques no inverno, principalmente em janeiro! Daqueles de precisar de mais de uma calça, meias e blusa de frio das pesadas. 🥶

Na minha opinião, quando se trata de temperatura, janeiro não é um mês muito bom. Mas se sua família for daquelas que se divertem sem ligar para isso, então nem leve em consideração.

🎉 Fevereiro

Fevereiro é um mês mais tranquilo, a loucura das festas de fim de ano já acabaram, então os parques vão voltando ao normal. 

É o mês em que acontece a Princess Half Marathon, mais uma das maratonas da Disney e que afetam um pouco a experiência, mas nada demais.

O Festival of the Arts continua a todo vapor em fevereiro. Para mim isso é bom porque tem comidas diferentes das tradicionais, shows e oportunidades de fotos únicas no ano. 🥰

✓ Lotação

O que pode atrapalhar seu passeio em fevereiro é um feriado, o President’s Day. Ele acontece na terceira segunda-feira do mês e os americanos aproveitam para ir à Disney.

Todos os parques ficam cheios, então não tem como escapar, até porque é um feriado prolongado.

Nos finais de semana, o Epcot ainda pode estar cheio por causa do festival, então tente ir nos dias úteis.

Cuidado também com o spring break, que começa no final do mês para algumas escolas e pode atrapalhar bastante.

É um mês mais tranquilo, as multidões de fim de ano já sumiram e dá para aproveitar bem até começar o feriado, depois disso é mais difícil, mas não impossível. 😅

✓ Clima

Em fevereiro a temperatura sobe um pouco, então já dá para aproveitar mais sem todas aquelas camadas de roupas, rs.

Mesmo assim, é bom levar umas blusas de manga comprida, porque pela manhã e à noite os graus podem cair.

O clima em fevereiro não é nada para se preocupar e nem vai atrapalhar sua viagem, pode ir tranquilo. 🙆🏾‍♂️

🌳 Março

Março é um mês bom e ruim, mas calma aí que vou explicar melhor. 😆

É bom porque o clima está gostoso, não tem tanta gente em uma parte do mês e é quando começa o Flower & Garden Festival no Epcot. 

Mas é ruim por causa de uma coisa: spring break! São as férias do meio do ano dos americanos e parece que todos eles têm a mesma ideia: visitar a Disney.

Quando eu falei da minha viagem que cancelei e na época do spring break, era justamente em março. Então já dá para ver o quanto esse feriado atrapalha. 👎🏾

✓ Lotação

Alta, altíssima. E a pior parte é que pode ficar assim pelo mês todo, porque o spring break dos EUA não tem uma data específica. 😓

Eu evito ao máximo viajar nessa época, mesmo com o clima bom e os festivais, porque a lotação atrapalha muito. 

Se você só tiver o mês de março para viajar, eu recomendo ir no início dele. Ainda vai estar cheio, mas um pouco menos que o final do mês.

✓ Clima

O clima fica bem tranquilo, nem tão quente e nem tão frio. Primavera tem uma temperatura mais fresca, mesmo.

Então leve algumas roupas que encaixem para o frio e o calor, nada muito extremo, mas é que a noite pode esfriar um pouco mais e durante o dia o sol pode bater forte. 

Como o clima fica mais quente do que no final e início do ano, é nesse mês que costumam reabrir os parques aquáticos. 

Para mim, falando só do clima, é uma época ótima para viajar. Mas lembrando da lotação… fica difícil! 🤦🏾‍♂️

🌤 Abril

Abril é um mês bem cheio de atrações especiais, mas também cheio de gente, rs.

O Flower & Garden Festival ainda está a todo vapor, e acontece a maratona de Star Wars. 🤩

Se você tem interesse em algum desses eventos, pode ser um mês bom, mas é bom lembrar que ainda é época de spring break.

E para ficar mais difícil, a páscoa chega e muita gente aproveita para visitar os parques nessa época.

✓ Lotação

A lotação de abril parece bastante com a de março. O spring break ainda influencia bastante na multidão.

Além disso, o fim de semana da páscoa pode ser um problemão porque muita gente decide visitar os parques para comemorar. 

Então, se tiver que viajar em abril, prefira ir mais para o final do mês e tente evitar os parques perto da páscoa, colocando outras atrações no roteiro. 😉

✓ Clima

O clima é aquele calor gostoso, com noites mais fresquinhas. Ainda é primavera, uma das melhores estações para viajar para Orlando.

Pode chover um pouco, mas nada de tempestades que atrapalham a visita. Leve capa de chuva ou compre por lá, e tudo certo.

Assim como março, é um mês com clima muito bom, mas os parques ainda estão bem cheios.

🌤  Maio

Um mês bom para viajar, sem muitas atrações especiais. Mas os parques são incríveis mesmo assim, então não tem problema. 😆

Ainda tem o Flower & Garden no Epcot, então é uma boa pedida visitar o parque no meio da semana. 

Mas o que mais influencia no mês é o Memorial Day, feriado que acontece na última segunda-feira de maio. Evite esse período se puder.

Para mim, é um mês bom para viajar e conhecer os parques, recomendo. 

✓ Lotação

Os parques não ficam lotados em maio, tirando o fim de semana do Memorial Day. Então é uma boa ideia viajar no início e meio do mês, para evitar as multidões.

Depois do feriado não indico tanto, porque para algumas escolas ele marca o início das férias de verão, então o parque começa a ficar mais cheio. Não é tão lotado, mas se der para evitar, melhor.

✓ Clima

Em maio dá para começar a sentir as temperaturas subindo e o verão na porta só esperando para entrar. 😅

Além do calor, as chuvas começam. Não é nada que vá atrapalhar seu dia, até porque elas vem mais no fim da tarde, mas vá preparado.

Eu pessoalmente até curto ir aos parques em dia de chuva, porque as pessoas procuram abrigo e algumas filas podem diminuir. 🙆🏾‍♂️

😍 Junho

Ah, o verão de Orlando… época de MUITO calor, chuva e multidões. ☀️

Um lado bom de junho, é que os dois parques aquáticos da Disney estão abertos. Eu gosto de incluir pelo menos um no roteiro, ainda mais nessa época. 

São ótimos para descansar e curtir um dia no sol, relaxando mesmo. Seus pés vão agradecer. 🦶🏾

✓ Lotação

Viajando nas férias americanas sempre vai ter multidão, não tem como fugir disso. 

Mas eu sei que muita gente só pode viajar nessa época, pois são férias no Brasil também. 

Então aviso que dá sim para aproveitar os parques, eu já fui nessa época e consegui ver tudo, e até repeti algumas atrações.

Só vai precisar de um planejamento muito bom, um roteiro fechadinho e estratégia para usar o Disney Genie. 😉

✓ Clima

Calor, chuva e calor de novo. A única coisa boa é que as chuvas dão uma refrescada. 😅

Nunca passei frio nessa época, então nem levo roupa do tipo. Talvez só uma blusa de manga comprida por precaução, mas acabo nem usando. 

O que não pode faltar mesmo é o guarda chuva ou a capa. As tempestades são comuns nessa época, então fique atento aos avisos. 

Pode ser que você encontre funcionários pedindo para que os visitantes procurem abrigo nas lojas e restaurantes ao invés de andar pelo parque, em caso de chuvas com muitos raios. 

Respeite as recomendações, porque eles conhecem o clima melhor que a gente e a Disney se preocupa muito com a segurança, ok?

⛱ Julho

Julho tem parques aquáticos e normalmente todas as atrações estão funcionando, às vezes tem até uma abertura ou outra de atração nova, além de fogos especiais para o feriado 4 de julho.

Eu sei que julho é o único mês disponível para muita gente, por causa das férias escolares, então não tem como fugir. 

Se esse é seu caso, não precisa se preocupar, porque dá para curtir bastante mesmo com os parques cheios, é só se programar direitinho e ter paciência com as filas. 🙋🏾‍♂️

✓ Lotação

Mês de férias no mundo todo, já sabe, né? Fica tudo lotado, eu arrisco dizer que é um dos meses mais cheios dos parques. 

Por causa da lotação, já vi as atrações mais concorridas, como os simuladores do Avatar e do Star Wars, ficarem com mais de 3 horas de fila. 😓

Além disso, no feriado de 4 de julho os americanos gostam de ir para os parques porque nessa data tem alguns descontos em comida e os fogos especiais.

Mesmo assim, eu prefiro viajar em outra época, para aproveitar mais e conseguir repetir várias vezes os brinquedos que gosto, já que é bem difícil fazer isso no mês de julho.

✓ Clima

Igual a junho, o clima é quente e chuvoso. A umidade da Flórida chega a ser impressionante, parece que o ar fica até pesado de tão úmido. 🥵

O mais importante é a hidratação. Não esqueça de levar água e passar protetor solar, principalmente nas crianças. O calor não é brincadeira, viu?

Dica do Nego

Se pedir por “tap water” em algum restaurante, eles te dão um copo de água da torneira com gelo de graça, que quebra o galho. O melhor é que evita gastar com a água de garrafinha nos parques, que é bem cara.

🍝 Agosto

Em agosto, finalmente as coisas começam a mudar, e os parques ficam bem mais tranquilos.

É o mês que marca o início do Food and Wine Festival no Epcot, um dos meus favoritos, com muita comida boa e vinhos para degustar.

Agosto é um mês muito bom para visitar os parques, principalmente nas últimas semanas. 🙌🏾

✓ Lotação

O início de agosto pode ser cheio, por causa do verão, e nem todo mundo voltou para casa ainda. Mas, depois da segunda semana, as multidões já foram embora e os parques ficam mais vazios.

A dica de visitar o Epcot durante a semana ainda está valendo, por causa do festival. É o que eu sempre faço e vale a pena para evitar filas maiores. 😉

✓ Clima

Ainda é verão, ou seja, muito calor e chuva! Agosto marca a época de alerta para furacões, então fique atento às notícias e avisos no parque. 

Apesar de ser raro e nunca ter acontecido comigo, é bom se prevenir caso algum tornado chegue à Flórida durante a viagem.

No mais, as mesmas dicas para junho e julho estão valendo, nada de levar roupa de frio. 😂

🦇 Setembro

Um mês muito tranquilo em que eu amo viajar porque os parques ficam mais vazios e sem fila.

Além disso, é quando as comemorações de Halloween começam, incluindo a festa Mickey’s Not-So-Scary Halloween Party.

No Epcot, ainda tem o Food and Wine, então é uma boa opção para curtir essas duas atrações, uma para crianças e a outra para os adultos.

Eu indico muito viajar em setembro, principalmente depois da primeira semana, porque tem um feriado.

✓ Lotação e eventos

Na primeira segunda de setembro tem o feriado Labor Day, e como ele é prolongado, muita gente escolhe passar nos parques. Nessa época, eles ficam bem cheios.

Mas depois disso é só alegria, parques vazios, filas mais curtas e muito tempo para aproveitar as atrações.

Viajar em setembro é garantia de aproveitar ao máximo os parques, por isso eu gosto dessa época. 🙆🏾‍♂️

✓ Clima

O mês de setembro ainda é bem quente e chuvoso, mas é bem mais suportável do que os anteriores como julho e agosto.

Para quem gosta ou é acostumado com o clima do Brasil, não é nada demais, só a umidade que aumenta um pouco.

Levar capa de chuva ou guarda chuvas é essencial, assim como manter a hidratação bebendo bastante água.

No final do mês começa o outono e as temperaturas caem um pouco, então é bom se preparar levando algumas roupas de acordo.

Em questão de clima, é um mês que eu gosto de visitar a Disney e que o clima ameno é uma das grandes vantagens. 😎

👻 Outubro

O mês de outubro não muda tanto de setembro, ainda rola o festival no Epcot e as festas de Halloween no Magic Kingdom.

É um bom mês para quem quer viajar com as crianças, principalmente no final, por causa da comemoração do dia das bruxas.

Se escolher outubro para suas férias, eu indico viajar nas duas últimas semanas do mês, porque no início tem um feriado que pode atrapalhar um pouco o roteiro com os parques cheios.

✓ Lotação

Na segunda segunda-feira do mês tem o Columbus Day, um feriado americano comemorado no país inteiro. Claro que, em consequência, os parques ficam mais cheios.

Tirando isso, é um mês ótimo para viajar, os parques não ficam cheios depois do feriado e dá para curtir tudo sem filas enormes ou multidão.

✓ Clima

A temperatura começa a cair com a chegada do outono e o clima fica mais frio, mas nada que precise daqueles casacos enormes para neve. 😅

Durante o dia faz sol e dá até para curtir um parque aquático, já que tem pouca chuva neste mês.

Eu gosto muito de viajar nessa época, por causa do clima fresco e do sol, combinação perfeita para dias incríveis em Orlando.

😀 Novembro

Novembro é um mês cheio de eventos para curtir nos parques, prato cheio para quem gosta dessas atrações, eu amo. 🙋🏾‍♂️ 

Além do finalzinho do Food and Wine, dá para curtir o International Festival of the Holidays, um festival de fim de ano no Epcot, cheio de atrações e shows temáticos.

Novembro também é o mês do dia de Ação de Graças, o famoso Thanksgiving. Não tem nenhuma atração especial da data nos parques, mas o clima é muito gostoso.

E claro, as comemorações de natal começam com toda força. Em todos os parques dá para ver as decorações e curtir alguns shows especiais.

Outro evento que eu recomendo muito e começa em novembro é a Mickey’s Very Merry Christmas Party, a festa de natal que acontece no Magic Kingdom.

E mais, caso você goste de praticar esportes, em alguns anos a maratona Wine and Dine é feita em novembro, então fique de olho nas datas!

Ufa! Já deu pra ver que novembro é um mês para quem quer aproveitar os festivais e festas da Disney, né? 😅

✓ Lotação

Novembro é um mês em que a Disney vai de super calma para lotada em questão de dias. Então é bom prestar atenção nisso para marcar a viagem.

Até o dia de Ação de Graças, na quarta quinta-feira do mês, os parques ficam mais tranquilos, sem muita gente e com filas bem ok. 

No feriado e depois dele, eu percebi que tudo muda, os parques lotam e o tempo de espera dos brinquedos também aumenta. 🤦🏾‍♂️

Então é melhor curtir os parques antes do feriado e deixar o período das festas para aproveitar as ofertas da Black Friday. 😉

✓ Clima

Com o inverno chegando, o clima esfria. Principalmente no final do mês!

Se você é mais friorento, indico levar um bom casaco. Mas não esqueça das roupas mais frescas, porque durante o dia o sol aparece e pode ficar bem quente.

No geral, é um mês mais frio mas que não chega a ser congelante e as temperaturas não atrapalham em nada, na minha opinião. 

🎅🏾 Dezembro

Dezembro tem muitos eventos, mas também tem muitos turistas. Até porque, passar o natal na Disney é um sonho de muita gente.

A festa de natal acontece várias vezes na semana e o festival de fim de ano ainda está rolando no Epcot.

Juntando isso com natal e ano novo, é garantia de parques lotados. Se você quer curtir o clima natalino mas sem as multidões, melhor viajar em novembro.

Eu iria em dezembro só se fosse o único tempo que eu pudesse, porque é bem difícil conhecer todas as atrações e repetir as que gostar. 😬

✓ Lotação

Os parques ficam cheios o mês todo. No início, mais ou menos até dia 15, dá para ver tudo e aproveitar bastante.

Mas no final entre natal e ano novo, é quase impossível curtir o parque inteiro, por causa das multidões. Vai precisar de paciência e um planejamento bem completo.

Normalmente nessa época, os parques atingem lotação máxima, ou seja, não pode entrar mais ninguém porque não cabe.

Para o Magic Kingdom, isso significa 90 mil pessoas. Impossível todas elas conseguirem aproveitar as atrações, né? 😥

Então melhor evitar, se puder. Mas caso não dê, ou você queria muito passar o ano novo ou natal no parque, planeje bem seu roteiro para evitar frustrações.

✓ Clima

Comparando com novembro, é mais frio. Mas eu não achei tão ruim, com certeza existem outros destinos bem mais frios nessa época.

Em Orlando, um casaco mais pesado e alguns acessórios como touca e luva bastam para não sofrer com as temperaturas!

Mesmo assim, não deixe de levar algumas roupas mais frescas, o clima da cidade é meio maluco e pode acontecer do frio ir embora de uma hora para outra, confia em mim. 😂

🤔 Afinal, qual é a melhor época para ir para Disney?

Muitas vezes a gente não pode escolher qualquer data, né? Por causa de escola, trabalho ou outros compromissos.

Saiba que os parques são incríveis em qualquer época, o que muda é a quantidade de coisas que dá para fazer e o ritmo da viagem, que costuma ser mais corrido e cansativo quando os parques estão cheios.

Mas, na minha opinião, os meses de maio, setembro e outubro são ótimos, melhor época para ir para Disney. Eu gosto desses meses por causa do clima, da lotação baixa e dos eventos.

A melhor parte é aproveitar as atrações, então levei isso em conta para escolher, porque quanto mais vazios os parques, menos fila tem os brinquedos.

Uma coisa eu sei, não importa a data, uma viagem para a Disney é sempre especial. ❤️

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *