ORLANDO

DicasInformações ÚteisPlanejar Viagem

Tudo sobre malas e bagagens para viagens internacionais

4 Mins de leitura

Na hora de fazer uma viagem internacional, uma das coisas que mais preocupam os turistas principiantes são as bagagens. Quantas posso levar? Qual o peso permitido? O que posso colocar em cada uma? Não se preocupe, essas são dúvidas muito comuns! 😌

Por isso, preparei um guia completo com tudo o que você precisa saber se vai entrar de férias em breve e quer saber tudo sobre como funcionam as malas em viagem internacional. 

Vem comigo entender os detalhes sobre bagagem em voos internacionais e ver as minhas dicas para uma boa experiência com as malas. Vamos lá! 👊🏾

🧳 Diferença entre bagagem despachada e de mão

Quando compramos a passagem para o voo, a companhia aérea informa quantas bagagens podemos despachar, além da mala de mão. 

Para os marinheiros de primeira viagem pode ser confuso, então já vou começar explicando a diferença entre elas. 🤗


A bagagem despachada é aquela maior, que vai no compartimento inferior do avião. Ela pode ser maior e mais pesada, e você não tem contato com ela enquanto viaja. 

Já a bagagem de mão é menor, mais leve e vai com você na parte superior do avião, acima dos assentos. Você deve cuidar dela durante a viagem. 

✓ Bagagem de mão x item pessoal

Uma dúvida bem comum é se além da bagagem de mão, você pode levar alguma bolsa ou mochila. A resposta é sim!

Essa outra bolsa conta como item pessoal, e deve ir junto com você, embaixo do assento do avião. Então, já sabe. Não pode ser uma mala, tem que ser mesmo uma mochila ou bolsa do tipo. 

Esse item pessoal também segue as mesmas regras da bagagem de mão, que vou falar daqui a pouco. 😄

🤔 Regras de bagagem para voos internacionais

Cada companhia tem suas regras específicas, mas algumas são gerais. Vou explicar essas aqui. 👇🏾

Você pode despachar até 2 malas que devem pesar até 23kg. A quantidade de bagagem pode mudar de acordo com a sua passagem, cheque antes. 

As malas despachadas também tem um limite de tamanho, devendo ter 80 cm de altura, 50 cm de largura e 23 cm de profundidade. 

Já as malas de mão tem um limite de 1 por pessoa, com o peso máximo de 10kg. As medidas mudam, mas ela deve ser menor que a mala despachada, até pelo pouco espaço na parte de cima da aeronave. 


Se o peso de uma ou mais malas for acima do permitido, você terá duas opções: ou realocar os itens para balancear o peso, ou pagar o excesso de bagagem. 

Já aviso que ele costuma ser bem salgado, então sempre pese a mala antes de sair de casa. 😂

❓ O que posso ou não despachar?

Pra ficar mais fácil de entender, vou separar em duas categorias o que você pode ou não colocar na mala que vai despachar. 

Pode:

  • Roupas, sapatos, itens pessoais;
  • Cosméticos;
  • Instrumentos;
  • Eletrônicos;
  • Brinquedos;
  • Pacotes lacrados e industrializados de comida e bebida;
  • Objetos cortantes como lâmina de barbear, tesouras e alicates;
  • Equipamentos esportivos.

Não pode:

  • Objetos inflamáveis como botijões de gás propano, lanternas a gás e iniciadores de fogo;
  • Extintores de incêndio;
  • Frutas, legumes, verduras e produtos de origem animal;
  • Ácidos e gases.

Dá pra ver que são coisas bem específicas e que a maior parte das pessoas nem pensaria em levar pra uma viagem, né? Em casos assim, se tiver dúvidas, consulte as regras da companhia aérea. 😉

🎒 O que deve ir na bagagem de mão?

A bagagem de mão é aquela que vai com você na parte de cima do avião, as regras mudam um pouquinho quando comparamos com as malas despachadas. 

Você pode levar perfumes, shampoos e outros cosméticos, desde que não passem de 100ml. Passando disso, eles devem ser despachados. 

Não pode levar objetos cortantes, como alicates, tesouras, facas ou estiletes. Esses devem ser despachados também. Produtos inflamáveis também estão fora de questão (acetona, desodorantes com álcool, etc.). 

Caso você viaje com um bebê, pode levar o que for necessário na mala de mão, como fraldas, roupas, mamadeira, leite, etc.

Além disso, roupas, sapatos e objetos comuns podem ir na bagagem de mão tranquilamente. 👏🏾

😕 O que fazer em caso de perda ou extravio de bagagens?

É uma situação chata, mas, infelizmente, acontece: extravio de bagagens. Isso significa que suas malas despachadas se perderam no caminho, e estão em outro local ou desapareceram. 

Se acontecer com você, assim que der falta da mala, comunique a companhia aérea. É responsabilidade deles resolver o problema, encontrando a bagagem e te dando uma compensação pelo tempo que ficou sem ela. 

Eu já passei por isso e digo, é péssimo! Mas ter um seguro viagem ajudou demais, pois eles dão todo o suporte pra você não ficar de mãos abanando enquanto espera a resolução do problema. 

Por isso, nunca faça uma viagem sem seguro, nunca se sabe quando essas coisas podem acontecer. 👍🏾

Dica do Nego

Tenha sempre uma muda de roupas na sua bagagem de mão para caso aconteça algum imprevisto com suas malas despachadas. É aquele tipo de coisa que você só sente falta quando precisa!

🛍 Dicas para não errar com as bagagens

Pronto, agora você sabe quais são as regras de bagagem para voos internacionais e está pronto para viajar. Oba! 

Como turista experiente, eu trouxe aqui algumas dicas que podem te ajudar com as bagagens, dá uma olhada. 😉 

  • Sempre use cadeado nas malas. Quando a mala é despachada, você não tem mais como vigiar. Então, pra evitar “sumiços” dos seus pertences, sempre use cadeado nas malas;
  • Deixe tudo de valor na mala de mão. Pra não passar aperto caso role algum extravio ou roubo, é melhor levar consigo o que for de valor como computadores, dinheiro e smartphones;
  • Coloque na mala alguma forma de identificação, como etiqueta ou adesivo. Assim é mais fácil encontrar na esteira e ainda ajuda na segurança;
  • Na volta da viagem não ultrapasse os US$500 em compras permitidos pelo governo, ou vai ficar parado na alfândega e pagar impostos;
  • Prefira comprar malas com rodas 360, elas são muito mais práticas na hora de andar pelo aeroporto;
  • Essa é óbvia, né… não leve malas com conteúdo que você desconhece ou que pertençam a estranhos

Espero que tenha gostado das dicas! Se ficou alguma dúvida sobre bagagens ou sobre viagens em geral, me manda aí nos comentários ou pelo Instagram @onegoviaja! 👊🏾

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *